Economia

Preços avançam com recuo de preocupações com a variante Ômicron

Por David Gaffen

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo terminaram em alta em uma sessão de idas e vindas nesta quarta-feira, mantendo um sinal positivo, já que os investidores não esperam mais que a variante Ômicron do coronavírus atrapalhe o crescimento econômico global.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam a 75,82 dólares, alta de 0,38 dólar, ou 0,5%. O petróleo dos EUA (WTI) encerrou a 72,36 dólares o barril, alta de 0,31 dólar ou 0,4%.

A marca de referência global Brent se recuperou cerca de 10% desde 1º de dezembro na expectativa de que a Ômicron terá apenas um impacto limitado na demanda de petróleo, após uma queda de 16% desde 25 de novembro. Os primeiros estudos sugerem que duas doses da Pfizer-BioNTech podem proteger apenas parcialmente contra a variante, mas uma terceira dose pode melhorar essa proteção.

“Algumas das preocupações relacionadas à demanda de petróleo diante da Ômicron podem ter sido muito pessimistas e, portanto, com algumas notícias positivas relacionadas à Ômicron sendo divulgadas nos últimos dias, os preços do petróleo se recuperaram”, disse Giovanni Staunovo, analista de commodities do UBS.

O mercado teve uma reação silenciosa aos números do estoque semanal dos EUA. Os estoques de petróleo caíram 240 mil barris e os estoques de gasolina e destilados aumentaram à medida que as refinarias aumentaram a produção. Ao mesmo tempo, porém, o produto norte-americano fornecido por refinarias, um indicador da demanda, atingiu 20,9 milhões de barris por dia nas últimas quatro semanas – excedendo as taxas pré-pandêmicas de consumo.

O mercado espera que a oferta exceda a demanda no início de 2022, devido ao aumento da produção dos Estados Unidos e ao contínuo aumento de oferta do Oriente Médio.

(Reportagem adicional de Laura Sanicola e Ron Bousso)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHB7195-BASEIMAGE

To Top