Agro

Preços do trigo russo avançam acompanhando referências globais

MOSCOU (Reuters) – Os preços do trigo russo aumentaram ligeiramente na semana passada, após três semanas de quedas, acompanhando os preços mais altos em Chicago e Paris, disse a consultoria agrícola IKAR nesta segunda-feira.

O trigo russo com 12,5% de proteína carregado dos portos do Mar Negro para fornecimento em janeiro foi cotado a 330 dólares a tonelada livre a bordo (FOB, na sigla em inglês) no fim da semana passada, alta de 1 dólar em relação à semana anterior, disse a IKAR.

A Sovecon, outra consultoria, estima que a cevada caiu 2 dólares, a 297 dólares a tonelada.

As exportações de trigo da Rússia caíram 37,7% desde o início da campanha de comercialização de 2021/22 em 1º de julho, devido a uma safra menor e a um imposto de exportação que aumentará para 94,90 dólares por tonelada esta semana.

Os preços domésticos do trigo na Rússia caíram na semana passada em meio à fraca demanda de exportadores e processadores domésticos, disse a Sovecon, acrescentando que o setor pecuário ainda é o principal comprador do mercado, mas continua reduzindo suas ofertas.

“A aproximação do longo feriado de Ano Novo não levou a um aumento substancial na demanda. Os compradores ainda estão relaxados e não estão se apressando para comprar, já que qualquer aumento nos preços do rublo é limitado por rígidos impostos de exportação”, acrescentou Sovecon.

(Reportagem de Olga Popova e Polina Devitt)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBQ0K0-BASEIMAGE

To Top