Benefícios

Confira as dúvidas sobre a CNH digital do Detran

CNH digital Detran
rafapress/Shutterstock.com

O que é a Carteira Digital de Trânsito?

É um aplicativo que agrega documentos digitais do cidadão brasileiro. Atualmente os documentos disponíveis são: CNH Digital e CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Onde o aplicativo Carteira Digital pode ser instalado e executado?

O aplicativo funciona somente em aparelhos de telefonia móvel e tablets, que devem possuir um dos seguintes sistemas operacionais:

iOS, versão igual ou superior a 10;

Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

Quem pode utilizar a Carteira Digital de Trânsito?

Toda e qualquer pessoa brasileira ou estrangeira, que possua ou venha a possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

A Carteira Digital de Trânsito é segura?

Sim. Os documentos da Carteira Digital de Trânsito possuem um QR Code que garante sua autenticidade, e uma assinatura digital (P7S) que dá validade jurídica ao documento.

Como posso verificar se um documento da Carteira Digital de Trânsito é autêntico?

Para verificar a autenticidade de um documento da Carteira Digital de Trânsito, faça a leitura do QR Code utilizando o aplicativo Vio, disponível para Android e iOS.

A Carteira Digital de Trânsito está disponível em todas as UFs (Unidades Federativas)?

A CNH Digital já está disponível em todas as UFs. O CRLV Digital está disponível nas UFs listadas no endereço: Portal de Serviços DENATRAN

7. Quais as vantagens da Carteira Digital de Trânsito?

As vantagem são:

Maior praticidade: o usuário vai ter a Carteira Digital de Trânsito no aparelho celular que já utiliza no dia a dia, com a mesma fé pública do documento em papel.

Maior segurança: a Carteira Digital traz dados criptografados e assinados digitalmente que asseguram a autenticidade do documento, evitando fraudes e falsificações.

Mais utilidade: o aplicativo permite criar PDF exportável dos documentos (CNH e CRLV), que juntamente com a assinatura gerada tem o mesmo valor jurídico das versões impressas. Essa identificação poderá ser utilizada por outros serviços de governo eletrônico ou mesmo em situações privadas que exijam a identificação do portador.

Mais economia: o cidadão poderá economizar com impressões, autenticação e digitalização de cópias ao encaminhar o PDF para órgãos públicos e empresas que já possuam processo eletrônico.

Como posso me cadastrar para acessar a Carteira Digital de Trânsito?

Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (iOS e Android) e se cadastre. Caso prefira, o cadastro poderá também ser feito no Portal de Serviços do DENATRAN (Portal de Serviços DENATRAN)

Após o cadastro, será enviado um link para o e-mail informado. Você deve acessar esse link para ativar sua conta.

Acesse o app e faça o login utilizando seu CPF e senha.

Os documentos podem ser acessados em momentos em que não há conexão com a Internet disponível?

Sim. Será necessária conexão com a Internet somente na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.

Fui parado e o agente/policial não aceitou o documento digital. E agora?

A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita por ser documento oficial, conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017. E a Resolução nº 720, de 07 de Dezembro de 2017 que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico. Caso o agente se recuse a aceitar, é possível registrar ocorrência no Órgão de Trânsito em que o agente trabalha ou no próprio Denatran e/ou ouvidorias.

Quais são as resoluções do CONTRAN que tratam da CNH Digital e do CRLV Digital?

As resoluções do CONTRAN que tratam da criação e implantação da CNH Digital e CRLV Digital em todo o Território Nacional são: RESOLUÇÃO Nº 687, DE 15 DE AGOSTO DE 2017, RESOLUÇÃO Nº 684, DE 25 DE JULHO DE 2017, RESOLUÇÃO Nº 598 DE 24 DE MAIO 2016 e a Resolução nº 720, de 07 de Dezembro de 2017. Confira todas as resoluções do CONTRAN no link: http://www.denatran.gov.br/index.php/resolucoes.

E se roubarem meu celular?

A Carteira Digital de Trânsito é protegida por uma Chave de Acesso e os dados estão criptografados. Ainda assim, é possível desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do DENATRAN, forçando assim a remoção dos documentos digitais do dispositivo roubado.

Como se desconecta o dispositivo no Portal?

Para desconectar o dispositivo efetue os seguintes procedimentos:

Acesse o Portal de Serviços do DENATRAN e efetue o login;

Localize o Menu Carteira Digital e escolha o item “Instalações”;

Na instalação mais recente o indicador de “Status” aparece como “Conectado”,

Clique sobre o botão “desconectar”.

E se eu quiser apenas o documento impresso?

A CNH Digital e o CRLV Digital são opcionais, para quem tiver interesse em ter os documentos no aparelho celular ou tablet.

Posso ter mais de uma Carteira Digital de Trânsito ativa por dispositivo?

Não é possível ter mais de uma Carteira Digital de Trânsito disponível em um mesmo dispositivo.

Posso ter minha Carteira Digital de Trânsito em mais de um dispositivo?

Não é possível ter sua Carteira Digital de Trânsito disponível em mais de um dispositivo. Ao se autenticar no segundo aparelho, o dispositivo anterior será desconectado automaticamente.

Meu dispositivo já possui uma Carteira Digital de Trânsito. Posso utilizar a Carteira Digital de Trânsito de um outro usuário?

Só é possível utilizar a Carteira Digital de Trânsito de um usuário por vez em um dispositivo.

O que é o Vio?

O aplicativo Vio para dispositivos móveis permite ler o QRCode (código bidimensional) constante na CNH em formato papel e do QRCode constante da CNH Digital em seu dispositivo móvel, permitindo assim a verificação dos dados. Para ler o QRCode constante da CNH Digital é necessário um outro dispositivo móvel que tenha o aplicativo Vio instalado.

Na Carteira Digital, o Vio foi utilizado como mais um item de segurança, assim como já é feito na CNH em papel.

Para conhecer mais sobre o serviço Vio acesse Portal de Serviços SERPRO

O que é arquivo .p7s?

Arquivos P7S são arquivos criptogrados com assinatura digtal, associados à PKCS #7 Signature, que é um tipo de criptografia usada para assinar documentos e certificados, em cartórios ou órgãos do governo, por exemplo.  Os arquivos com esta extensão contém também detalhes que incluem a origem podendo assim, garantir se o remetente é confiável e se o conteúdo esta intacto, ou seja não foi alterado entre a origem e o destino.

CRLV Digital

Como inserir o CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)?

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo está disponível para todos os documentos emitidos nas UFs listadas no endereço: Portal de Serviços DENATRAN. Para incluir um CRLV, não é preciso utilizar certificado digital ou comparecer ao DETRAN, basta instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu dispositivo e seguir as instruções.

Fonte https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/

To Top