Europe

França vê progresso em negociações de acordo nuclear com Irã, mas alerta sobre pouco tempo

Por John Irish

PARIS (Reuters) – As negociações em torno do acordo nuclear com o Irã progrediram, mas o tempo está acabando, afirmou o ministro das Relações Exteriores da França nesta sexta-feira.

Conversas indiretas entre o Irã e os Estados Unidos para resgatar o acordo de 2015 com o Irã foram retomadas na segunda-feira.

Diplomatas ocidentais já indicaram que esperam ter um avanço até o final de janeiro ou início de fevereiro, mas diferenças bruscas continuam, com as questões mais complicadas ainda sem solução. O Irã rejeitou qualquer tipo de prazo imposto pelas potências ocidentais.

“Eu continuo convencido de que podemos chegar a um acordo. Um pouco de progresso foi feito nos últimos dias”, disse Jean-Yves Le Drian ao canal BFM TV e à rádio RMC. “Estamos nos dirigindo a uma direção positiva nos últimos dias, mas o tempo é essencial, pois, se não conseguirmos um acordo rapidamente, não haverá nada para negociar.”

A oitava rodada de negociações, a primeira no governo do novo presidente iraniano, Ebrahim Raisi, considerado de linha-dura, foi retomada na segunda-feira após a adição de novas demandas dos iranianos no texto de trabalho.

Um outro sinal positivo na semana foi a chegada a Viena do vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul para discutir com o Irã, Estados Unidos e outras partes sobre a possível liberação de 7 bilhões de dólares em ativos iranianos congelados no país asiático por conta de sanções impostas pelos norte-americanos.

Qualquer liberação teria de ser aprovada por Washington, mas o ministério disse em nota que o vice-ministro havia concordado com o Irã que a liberação dos ativos congelados “deve acontecer de maneira urgente”.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI060O3-BASEIMAGE

To Top