Economia

Greve de auditores afeta conferência de cargas nos portos de Santos, Rio e Itajaí

O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres (ABTTC), Wagner Souza, disse nesta sexta-feira que seus associados têm relatado atrasos na liberação de cargas nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itajaí por causa da greve de auditores fiscais da Receita Federal.

“As informações passadas por nossos associados são de que há mais critérios para as conferências de cargas, o que aumenta o tempo para a sua realização”, afirmou ele, que não soube precisar o aumento de tempo para a liberação das mercadorias. “Uma pequena parte da conferência ocorre na retroárea.”

Os auditores fiscais da Receita Federal começaram a realizar operação-padrão no dia 23 para pressionar o governo federal a regulamentar o pagamento de um “bônus de eficiência” à categoria, entre outras demandas.

“Entendemos como justas as reivindicações da categoria, principalmente quanto à realização de novos concursos públicos para ocupar as vagas deixadas por servidores que se aposentaram. Esperamos que o governo seja breve no encontro de uma solução plausível para o problema”, disse ele.

To Top