Internacional

Ômicron coloca hospitalizações por Covid-19 nos EUA a caminho de novo recorde

Por Susan Heavey e Maria Caspani e Ankur Banerjee e Nathan Layne e Lisa Shumaker

WASHINGTON (Reuters) – As hospitalizações por Covid-19 nos Estados Unidos devem bater um novo recorde nos próximos dias, de acordo com uma contagem da Reuters nesta sexta-feira, ultrapassando uma marca anterior estabelecida em janeiro do ano passado, à medida que a variante altamente contagiosa Ômicron causa um novo surto de casos. 

As hospitalizações aumentaram de maneira frequente desde o final de dezembro, enquanto a Ômicron ultrapassou rapidamente a Delta como a cepa dominante do coronavírus nos Estados Unidos, embora especialistas digam que a Ômicron se mostrará provavelmente menos letal do que variantes anteriores. 

Embora considerada menos grave, as autoridades de saúde ainda assim alertam que o número absoluto de infecções causadas pela Ômicron pode pressionar os sistemas hospitalares, alguns dos quais já começaram a mostrar sinais de perturbação, em parte por conta da ausência de profissionais afastados.

“Eu não acredito que tenhamos visto o pico aqui nos Estados Unidos”, disse a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Rochelle Walensky, ao programa “Today”, da NBC News, nesta sexta-feira, enquanto escolas e empresas também passam dificuldades com as altas de casos. 

Os Estados Unidos registraram 662 mil novos casos de Covid-19 na quinta-feira, a quarta maior marca diária dos EUA já registrada, apenas três dias depois de um recorde de quase 1 milhão de casos reportados, de acordo com uma contagem da Reuters. 

A média móvel de 7 sete dias de novos casos diários bateu recorde pelo décimo dia consecutivo, com 597.000 infecções, enquanto as hospitalizações bateram quase 123 mil e devem superar nos próximos dias o recorde de mais de 132 mil estabelecido no ano passado. 

As mortes, um indicador que está bem atrás das hospitalizações, continuam razoavelmente estáveis a 1.400 por dia, de acordo com a contagem, bem abaixo dos recordes do ano passado, embora tipicamente haja uma defasagem em relação aos números de casos e hospitalizações. 

“Ainda estamos vendo esses números crescerem”, disse Walensky, apontando que embora o número de casos supere o de hospitalizações e mortes, o aumento das hospitalizações é registrado principalmente entre pessoas não vacinadas. 

Delaware, Illinois, Maryland, Pensilvânia, Ohio, Vermont e Washington, D.C., todos reportaram níveis recordes de pacientes hospitalizados pela Covid nos últimos dias, de acordo com análise da Reuters. 

Os dados sobre internações, no entanto, não distingue entre casos de pessoas hospitalizadas por conta da Covid-19 e os chamados positivos incidentais: pacientes que foram internados e tratados para outras questões e contraíram a Covid-19 no hospital. 

As altas de casos forçaram os sistemas hospitalares de quase metade dos Estados norte-americanos a adiarem a realização de cirurgias eletivas. 

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI060QK-BASEIMAGE

To Top