Africa

Falha em aquecedor elétrico causa incêndio e mata 19 pessoas em NY, incluindo 9 crianças

Dezenove pessoas morreram, entre elas nove crianças, e dezenas ficaram feridas após um incêndio iniciado por um falha em um aquecedor elétrico espalhar fumaça por todo um prédio no bairro do Bronx, na cidade de Nova York no domingo, afirmaram autoridades municipais.

O prefeito de Nova York Eric Adams, com pouco mais de uma semana no cargo, confirmou que 19 pessoas morreram no incêndio, que começou por volta das 11h no prédio de 19 andares Twin Parks North West, que oferecia moradia acessível para famílias e concentra membros de uma comunidade gambiana.

Mais cedo no domingo, autoridades informaram que 32 pessoas haviam sido hospitalizadas em estado grave e que 60 pessoas ficaram feridas no total, enquanto a fumaça se alastrou pelo edifício em uma fria manhã de inverno.

“Esse é um momento doloroso e horrível para a cidade de Nova York”, disse Adams a jornalistas. “Os números são horríveis.”

O incêndio começou com um aquecedor elétrico individual em um apartamento que se estende pelo segundo e terceiro andares do edifício, e chegou apenas até o corredor, segundo as autoridades.

Mas a fumaça se espalhou por todos os andares do edifício de 120 apartamentos, provavelmente por conta da porta do apartamento ter sido deixada aberta, afirmou o comissário de Bombeiros Daniel Nigro a jornalistas em um briefing à imprensa.

“Os membros encontraram vítimas em cada andar nas escadas e as retiraram com paradas cardio-respiratórias”, disse Nigro.

(Reportagem de Maria Caspani, Gabriella Borter, Eric Beech, Michael Martina, Alexandra Ulmer, Doina Chiacu, Katharine Jackson, e Lloyd Mitchell)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI090H5-BASEIMAGE

To Top