Asia

Hospitais indianos reservam leitos hospitalares para crianças com Covid-19

Estados indianos reservaram mais do que o dobro de leitos hospitalares de Covid-19 para crianças do que o recomendado por especialistas do governo federal, temendo não estarem preparados caso precisem, mostram dados do governo, embora médicos digam que poucos jovens têm precisado de cuidados sérios com a doença.

O Ministério da Saúde também afirmou que apenas entre 5 e 10% de todas as pessoas infectadas na Índia buscaram hospitalização, em comparação com entre 20 e 23% durante a última grande onda. As autoridades dizem que a maior parte das pessoas não demonstrou sintomas ou teve sintomas leves e se recuperou rapidamente em casa.

A Índia reportou 179.723 novos casos na segunda-feira, levando o total de casos para 35,7 milhões, o maior montante do mundo depois dos Estados Unidos. O país reportou 146 mortes, elevando o número total para 483.936, número que fica atrás apenas de Estados Unidos e Brasil.

Dados mostram que a Índia tem mais de 24 mil leitos pediátricos de UTI, em comparação com a recomendação de uma força tarefa federal, que era de menos de 10 mil leitos. Há também 64.796 leitos convencionais para crianças, número muito maior que os 27.682 recomendados.

Desde a última grande onda de infecções iniciada na Índia em abril, o Hospital e Faculdade de Medicina Jawaharlal Nehru, no Estado de Bihar, no leste do país, manteve 16 leitos de UTI para crianças afetadas pela Covid-19.

“Nenhum dos leitos foi ocupado desde o início, mas os reservamos no caso de uma terceira onda atingir as crianças”, afirmou à Reuters Raj Kamal Choudhary, professor associado de Medicina no hospital que tem cerca de 800 leitos.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI090OP-BASEIMAGE

To Top