Celebridades

Republicanos defendem fim da monarquia em meio a comemorações de 70 anos de reinado de Elizabeth

LONDRES (Reuters) – Republicanos britânicos disseram nesta segunda-feira que querem lançar uma campanha para acabar com a monarquia, no ano em que estão previstas as comemorações para celebrar os 70 anos da rainha Elizabeth no trono. 

Elizabeth, de 95 anos, é a monarca mais velha e há mais tempo no poder, e completará sua sétima década como soberana no mês que vem. Nesta segunda-feira o Palácio de Buckingham detalhou os planos para os quatro dias de celebração de seu Jubileu de Platina em junho. 

Mas o grupo antimonarquia República utilizou a ocasião para anunciar que irá começar sua campanha “Mais 70 anos não” para pedir o fim da instituição histórica. 

“Embora uma minoria declarada queira celebrar o reinado de 70 anos da rainha, precisamos todos olhar para o futuro. A perspectiva de um rei Charles não é feliz, e há uma proposta alternativa boa e democrática”, disse Graham Smith, do República. 

“É hora de fazermos um debate sério sobre nossa Constituição, para aceitar que Charles não é o melhor que nosso país tem a oferecer, e que nós, enquanto país, somos bem capazes de escolher nosso chefe de Estado”, acrescentou. 

Pesquisas indicam que a vasta maioria das pessoas no Reino Unido apoia a monarquia, e a rainha em si é imensamente popular. Mas não há muito apoio para seu filho mais velho, Charles, e pesquisas sugerem que há um sentimento republicano crescente entre britânicos mais jovens. 

(Reportagem de Michael Holden)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI090TD-BASEIMAGE

To Top