Como consultar o valor do IPVA 2022?
Benefícios

Como consultar o valor do IPVA 2022?

IPVA 2022: O que acontece com quem deixa de pagar o imposto?

Como consultar o valor do IPVA 2022? A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, por internet banking e por aplicativos, com o número do Renavam.

Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo já podem conferir o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 em toda a rede bancária. O calendário começa na próxima segunda-feira (10), para pagamento à vista e com desconto de 9%. No estado de São Paulo, o valor do tributo será menor do que o pago no ano passado, e varia de R$ 14,92 a R$ 527 mil. 

A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, por internet banking e por aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam do veículo.

Também é possível verificar o valor do imposto diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/), utilizando o número do Renavam e a placa do veículo.

Descontos

Os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto antecipadamente, em cota única, no mês de janeiro, terão desconto de 9%. Para os que pagarem o tributo integralmente em fevereiro, ou preferirem parcelar o valor, a redução será de 5%.

Para os donos de veículos zero-quilômetro, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar o valor em cinco vezes, sem desconto.

Os proprietários deverão observar o calendário de vencimento pelo final da placa do veículo. Para efetuar o pagamento do IPVA 2022, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

REPRODUÇÃO/SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO DE SÃO PAULO

O contribuinte que desejar também poderá optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo. Para isso, é necessário quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA e, se for o caso, multas de trânsito.

To Top