Exportações de trigo soft da UE saltam 1 mi t, com atualização de dados franceses
Agro

Exportações de trigo soft da UE saltam 1 mi t, com atualização de dados franceses

Exportações de trigo soft da UE saltam 1 mi t, com atualização de dados franceses

PARIS (Reuters) – As exportações de trigo soft da União Europeia até agora nesta temporada atingiram 15,11 milhões de toneladas até 9 de janeiro, mostraram dados oficiais semanais nesta terça-feira, um salto de 1 milhão de toneladas em relação à atualização anterior, já que dados franceses que estavam faltando foram incorporados.

Há uma semana, a Comissão Europeia havia relatado as exportações de trigo soft da UE para a temporada 2021/22, que começou em julho, em 14,01 milhões, indicando que os números da França só estavam completos até novembro.

O detalhamento dos volumes para os 27 membros da UE indicou 4,15 milhões de toneladas de exportações de trigo soft por parte da França, contra 3,17 milhões relatados pela Comissão na semana passada.

A contagem francesa atualizada no relatório da UE está muito mais próxima das 4,5 milhões de toneladas sugeridas pelos dados de embarque da Refinitiv, que incluem navios que carregam a commodity, mas ainda não partiram.

A lacuna nos dados da França, o maior fornecedor de grãos da UE, durou meses após uma falha no sistema na alfândega francesa.

A recuperação dos dados franceses colocou as exportações de trigo soft do bloco até agora em 2021/22 bem acima da temporada passada, quando 14,18 milhões de toneladas foram exportadas até a mesma semana, mostraram os dados.

A França estava agora um pouco à frente da Romênia, que havia exportado 4,04 milhões de toneladas nesta temporada. A Alemanha apresentava o terceiro maior volume, com 1,88 milhão de toneladas.

A Argélia foi o principal destino até agora em 2021/22 para o trigo soft da UE, com 2,51 milhões de toneladas, seguida pelo Egito com 1,39 milhão e pela China com 1,23 milhão, mostraram os dados.

As importações de milho pela UE até agora nesta temporada foram de 7,72 milhões de toneladas, contra 9,20 milhões um ano atrás, segundo os dados.

(Reportagem de Gus Trompiz e Forrest Crellin)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0A0UZ-BASEIMAGE

To Top