Asia

Investigação da FIA sobre corrida decisiva da F1 deve ser finalizada antes de março

Por Alan Baldwin

LONDRES (Reuters) – Uma investigação do órgão regulador da Fórmula 1 sobre a corrida de Abu Dhabi que encerrou a temporada passada está ganhando velocidade, em meio a especulações de que o resultado determinará se o heptacampeão mundial Lewis Hamilton continua ou não na categoria.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) prometeu em dezembro “um exercício detalhado de análise e esclarecimento” de uma polêmica que reconheceu estar manchando a imagem do campeonato.

A entidade disse que discutirá o que aconteceu com todas as equipes e pilotos e chegará a uma conclusão antes do início da próxima temporada, em março.

Um porta-voz da FIA afirmou nesta quarta-feira que a investigação está sendo liderada por Peter Bayer, secretário-geral de automobilismo da FIA, e será “completa, objetiva e transparente”.

O processo começou após a última reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, em 15 de dezembro, dois dias antes de Mohammed Ben Sulayem, dos Emirados Árabes, ser eleito presidente da FIA.

O diretor de prova da Fórmula 1, Michael Masi, autoridade da FIA no centro da polêmica, provocou alvoroço depois que uma mudança tardia no procedimento do safety car deu vantagem a Max Verstappen, da Red Bull.

Verstappen conseguiu ultrapassar Hamilton na última volta para vencer a corrida e conquistar seu primeiro título, negando ao piloto da Mercedes um oitavo troféu recorde.

A Mercedes, que sentiu que Hamilton foi roubado, desistiu da ameaça de apelar depois que a investigação da FIA foi anunciada, mas alertou que responsabilizaria a entidade e precisava ver ações além de palavras.

Alguns veem a posição de Masi como insustentável, mas também não há um substituto claro para o australiano.

Hamilton tem contrato até o final de 2023, mas tem havido muita especulação na mídia de que ele poderia rescindi-lo se a FIA não apresentar uma resposta adequada.

O britânico, que completou 37 anos este mês, se afastou das redes sociais e evitou fazer qualquer comentário público desde a corrida de 12 de dezembro.

Ele disse pelo rádio da equipe durante a corrida que “isso foi manipulado”.

A próxima reunião do Conselho Mundial de Automobilismo deve ser realizada em Paris em 3 de fevereiro, mas qualquer relatório deve primeiro ir para a comissão de Fórmula 1 e comitê consultivo esportivo para consideração.

Os testes começam na Espanha em 23 de fevereiro com a corrida de abertura no Barein em 20 de março.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0B11Y-BASEIMAGE

To Top