Economia

Wall St sobe com alívio em temores após inflação nos EUA em linha com esperado

Os principais índices de Wall Street subiam nesta quarta-feira, após dados de preços ao consumidor norte-americano amplamente em linha com as expectativas amenizarem algumas preocupações sobre aumentos de juros mais rápidos do que o esperado nos Estados Unidos, com ações de gigantes da tecnologia fornecendo o maior impulso.

Dados do Departamento do Trabalho dos EUA mostraram que o índice de preços ao consumidor subiu 0,5% no mês passado, após alta de 0,8% em novembro, enquanto em 12 meses até dezembro o índice avançou 7,0%, maior aumento anual em quase quatro décadas.

Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,4% para o índice em dezembro e salto de 7,0% na base anual.

“Não vejo isso afetando os mercados porque era esperada uma inflação mais alta”, disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities.

“O fato de o núcleo da inflação ter ficado praticamente em linha com as expectativas sugere que estamos começando a ver algum tipo de declínio daqui para frente.”

Oito dos 11 principais setores do S&P 500 subiam na sessão, com tecnologia e consumo não essencial –que engloba algumas das principais empresas de crescimento– impulsionando o índice.

Empresas de megacapitalização, como Apple, Amazon.com, Microsoft , Alphabet e Tesla, ampliavam os ganhos e tinham alta de até 1,7%.

Às 12:38 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 0,65%, a 4.743,48 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,21%, a 36.326,75 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,46%, a 15.223,51 pontos.

(Por Bansari Mayur Kamdar, Shreyashi Sanyal e Anisha Sircar em Bengaluru)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0B0O0-BASEIMAGE

To Top