Brasil

Anvisa confirma segundo caso de superfungo em paciente internado em Pernambuco

BRASÍLIA (Reuters) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta quinta-feira a confirmação de um segundo paciente infectado pelo superfungo “Candida auris” internado em um hospital de Pernambuco (PE), informou o órgão regulador.

“É importante esclarecer que, apesar de no momento haver só dois casos confirmados, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde”, disse a Anvisa, em comunicado. 

A agência informou que está acompanhando as ações relacionadas ao surto, articulando-se com os envolvidos e apoiando as ações de uma força-tarefa nacional.

Segundo a Anvisa, desde a identificação do primeiro caso suspeito, também nesta semana, o hospital estabeleceu as medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto. 

(Reportagem de Ricardo Brito)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0C11E-BASEIMAGE

To Top