Economia

Brainard, do Fed, diz não ter sugerido testes de estresse com foco no clima

A diretora do Federal Reserve Lael Brainard disse nesta quinta-feira que não sugeriu que o banco central norte-americano usasse testes de estresse para avaliar a exposição das instituições financeiras às mudanças climáticas, acrescentando que as autoridades não devem dizer aos bancos para quais setores eles podem ou não emprestar.

“Eu não sugeri que deveríamos fazer testes de estresse para o clima”, disse Brainard, respondendo a uma pergunta durante audiência de confirmação de sua nomeação a vice-chair do Fed no Senado dos Estados Unidos.

Brainard disse que é importante que o Fed entenda os potenciais riscos para o sistema financeiro e que ela está mais preocupada com a capacidade das grandes instituições financeiras de gerenciar seus “riscos materiais”.

O chair do Fed, Jerome Powell, disse na terça-feira que vê os testes de cenários de estresse climático como uma “ferramenta-chave no futuro” para garantir que os principais bancos norte-americanos estejam cientes dos riscos que estão assumindo em relação às mudanças climáticas globais, que podem impactar sua força e estabilidade financeiras.

(Por Jonnelle Marte)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0C0TG-BASEIMAGE

To Top