Asia

Expansão do Canal de Suez deve terminar em julho de 2023, presidente da SCA

DUBAI (Reuters) – Um projeto para expandir partes do Canal de Suez deve ser concluído após dois anos de trabalho em julho de 2023, disse o presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) neste domingo.

A SCA anunciou planos acelerados para estender um segundo canal e ampliar um canal existente depois que o navio porta-contêineres Ever Given encalhou e bloqueou a hidrovia por seis dias no ano passado.

“O projeto será concluído em 24 meses. Começamos em julho de 2021 e se Deus quiser terminaremos em julho de 2023”, disse o presidente Osama Rabie durante um evento em Dubai.

Os navios passam pelo canal em comboios, e a extensão da segunda pista aumentaria a capacidade em seis navios, disse Rabie, sem dar mais detalhes.

Os 30 km mais ao sul do canal, onde o Ever Given encalhou, devem ser alargados 40 metros para leste e aprofundados para 72 pés de 66 pés, de acordo com planos anunciados anteriormente.

“Isso melhorará a navegação de navios em 28% nesta parte difícil do canal”, disse Rabie.

A Autoridade do Canal de Suez e suas empresas estão desenvolvendo todo o projeto, disse ele.

Questionado sobre os embarques de combustível ou petróleo iraniano que passam pelo Canal de Suez, apesar das sanções dos EUA às vendas de petróleo iraniano, ele disse: “Não há discriminação quando se trata de uma bandeira de país em navios, e o petróleo iraniano passa pelo canal”.

(Reportagem de Alexander Cornwell em Dubai e Sarah El Safty no Cairo)

To Top