Asia

Cidades chinesas entram em alerta por Covid-19 e Ômicron em início de temporada do Ano Novo Lunar

Por Roxanne Liu e Stella Qiu e Albee Zhang e Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) – Várias cidades na China entraram em alerta máximo por conta da Covid-19 com o início da movimentada temporada de viagens de Ano Novo Lunar na segunda-feira, exigindo que viajantes reportem suas viagens dias antes de chegarem, enquanto a variante Ômicron do coronavírus chega a novas áreas, inclusive à capital Pequim. 

Autoridades alertam que a Ômicron, altamente contagiosa, aumenta ainda mais o risco de transmissão de Covid-19 enquanto centenas de milhões de pessoas viajam pela China para o feriado de Ano Novo Lunar, no dia 1º de fevereiro. 

Cidades como Luoyang, na região central da China, e Jieyang, no sul, anunciaram no domingo que os viajantes precisam reportar às suas comunidades, empregadores ou hotéis suas viagens três dias antes da chegada. 

Yulin, no sudoeste do país, afirmou no sábado que os que quiserem entrar na cidade precisarão preencher um formulário online, incluindo com credenciais sanitárias e detalhes de viagem, com um dia de antecedência. 

No final de semana, a capital Pequim e o centro tecnológico de Shenzhen, no sul, detectaram um caso de Ômicron transmitido localmente cada. 

Li Ang, vice-diretor da Comissão de Saúde Municipal de Pequim, disse que um hospital local recebeu nove infectados pela Ômicron, seis deles ainda estão sendo tratados. Ele não disse quando as infecções chegaram ou porque elas não foram reveladas antes. 

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0G0G3-BASEIMAGE

To Top