Benefícios

Adesão as novas placas no Detran com valores atualizados

Detran CNH Placa Mercosul Carteira de Motorista Estrada Carro Veículo Trânsito Denatram CTB Renovação Pontos Carteira Multas Rodovia Automóvel

Adesão as novas placas no Detran com valores atualizados A partir de agora, o motorista paulista já pode escolher letras e números da placa de seu veículo 0 km, mediante agendamento prévio (clique aqui para agendar). Essa opção já está disponível no Detran.SP. Quem estiver interessado terá de pagar a taxa de escolha de placas no valor de: Taxa 2021: R$ 112,64 / Taxa 2022: R$ 123,79.

A escolha pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa. Porém, destacamos que a personalização da placa poderá ser feita apenas dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o Estado de São Paulo, e desde que já não tenha sido utilizada em outro veículo. Cada Estado utiliza uma faixa específica de combinação de letras e números determinada pelo Denatran. 

Quem não desejar indicar números e letras personalizados poderá continuar escolhendo entre 20 combinações alfanuméricas aleatórias fornecidas pelo sistema do Detran.SP sem necessidade de pagar taxa extra. Uma vez iniciado o procedimento de primeiro registro com uma das 20 opções disponibilizadas, não é possível optar pela escolha de placas. 

No caso de veículos já emplacados não é possível solicitar a troca da placa para escolher letras e números específicos. A placa é a identificação do veículo e deve acompanhá-lo até a sua baixa definitiva, conforme prevê a legislação federal de trânsito.

Legislação:
–  Lei n.º 16.080/15

 Será permitido veículos circularem sem placa, para emplacar em outro município?

Não, somente para o primeiro registro o cidadão poderá solicitar a licença especial. Clique aqui para mais informações sobre a Licença Especial.

Haverá um valor fixo para a placa Mercosul? Há uma tabela?

Não, para o emplacamento no padrão Mercosul, não haverá recolhimento de taxa, dessa forma o valor será informado pela própria empresa de estampagem. Neste caso não haverá intervenção do Detran.SP.

Como solicitar a 2ª via de placa?

Clique aqui e veja como solicitar a 2ª de placas por motivo de furto, roubo, perda ou dano.

Deseja entrar em contato conosco?
Complete o formulário abaixo, preenchendo os campos. Relate seu problema detalhadamente e informe a placa ou número do Renavam do veículo. Não se esqueça de deixar seu e-mail e telefone para entrarmos em contato.

Comprei um veículo 0 km. Posso andar sem placas?

Para quem acabou de comprar um veículo 0km, o Detran.SP aconselha que o registro da documentação e o emplacamento do veículo sejam feitos imediatamente.

Providenciar a documentação do veículo o mais rápido possível impede que o proprietário sofra algum tipo de penalidade como multa e apreensão do veículo. Além disso, facilita a localização do veículo em caso de furto ou roubo.

Portanto, para evitar problemas, o Detran.SP orienta que o proprietário providencie o mais rápido possível o registro do veículo. A documentação pode ser feita pela concessionária, por um despachante credenciado ou pelo proprietário do veículo.

Clique aqui e veja como efetuar o registro de veículo 0 km.

É possível trocar letras e números da placa do veículo?

Não é possível a troca da placa do veículo para mudar letras ou números. As letras e números da placa do veículo são gerados quando o veículo é registrado no Detran.SP e permanece o mesmo até a sua baixa.

Atenção! Em virtude da implementação da Placa Mercosul os casos em que se fizer necessário a troca de placa será realizado a conversão do segundo número da placa em letra.

 Emplacamento de veículo zero km, como fazer?

Todo veículo zero km deve ter registro na base de dados do Detran.SP para a emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Uma vez registrado o veículo, o CRV será expedido, o que permitirá seu emplacamento e a concessão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório.

Para obter todas as informações de como registrar um veículo zero km, clique aqui.

Quais são os locais para emplacamento?

Após a emissão do CRV com a numeração de Placa nos padrões Mercosul, o cidadão deverá procurar uma empresa estampadora para emplacar o veículo. Clique aqui e veja as empresas credenciadas.

É preciso realizar nova vistoria quando o cidadão não providencia o emplacamento em 30 dias e a placa é destruída?

Considera-se para esta situação a validade do laudo de vistoria utilizado para a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou realização da 2ª via de placas. Caso este laudo esteja expirado no momento do novo pedido de placas, será necessária nova vistoria de identificação veicular.

To Top