Brasil

Cantora Elza Soares morre aos 91 anos no Rio de Janeiro

Elza Soares, uma das cantoras mais reverenciadas do samba brasileiro, morreu em sua casa no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, aos 91 anos.

Ela morreu de causas naturais, informou sua assessoria de imprensa.

Nascida em uma favela do Rio de Janeiro, filha de lavadeira e de um operário em 1930, Elza saiu da pobreza para gravar 36 álbuns e se apresentar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Sua voz rouca tocou o público em todo o mundo em apresentações de músicas que abordavam as dificuldades da vida no Rio, justiça para as mulheres e o racismo na sociedade brasileira.

Ela se tornou uma feroz defensora do feminismo negro e uma ativista contra a violência contra as mulheres.

“O racismo continua, mas vamos combatê-lo e vamos progredir. O racismo é uma doença”, disse Elza à Reuters em entrevista no ano passado.

Em 1966, ela se casou com o astro do futebol Mané Garrincha, atacante que ajudou o Brasil a vencer as Copas do Mundo de 1958 e 1962 junto com Pelé.

O tumultuado relacionamento de 17 anos terminou quando Elza Soares deixou Garrincha depois que ele a agrediu durante uma discussão. Ele morreu de cirrose em 1983. Ela morreu no mesmo dia 39 anos depois.

(Reportagem de Sergio e Ricardo Moraes)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0J1BW-BASEIMAGE

To Top