Africa

Participação da Opep nas importações de petróleo da Índia cai para mínima em 15 anos

A participação da Opep nas importações de petróleo da Índia caiu em 2021 para o menor patamar em mais de uma década, apesar de uma recuperação de 4% nas compras anuais de petróleo pelo terceiro maior importador de petróleo do mundo, mostraram dados obtidos por fontes do setor.

Membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), principalmente do Oriente Médio e da África, viram sua fatia do bolo na Índia encolher para 70% em 2021, de um pico de 87% em 2008, mostrou uma análise da Reuters com base nos dados de 2007 a 2021.

As importações de petróleo da Índia se recuperaram 3,9%, para 4,2 milhões de barris por dia (bpd) em 2021, segundo os dados, mas permaneceram abaixo dos níveis pré-pandemia de 2019.

Espera-se que as importações aumentem ainda mais este ano, à medida que a demanda por combustível está se recuperando, com o governo resistindo aos lockdowns, apesar do aumento dos casos de Covid-19, enquanto as margens das refinarias devem permanecer fortes.

No ano passado, as refinarias tiveram que cortar o processamento de petróleo por alguns meses, pois os lockdowns atingiram o consumo de gasóleo e combustível de aviação.

“Com os temores da propagação da Ômicron recuando e as refinarias provavelmente operando em plena capacidade por causa da melhoria das rachaduras e da demanda de combustível, as importações indianas de petróleo podem aumentar cerca de 5%”, disse M. K. Surana, presidente da estatal Hindustan Petroleum Corp (HPCL).

O Iraque permaneceu o principal fornecedor da Índia em 2021 desde que ultrapassou a Arábia Saudita em 2017.

Espera-se que os suprimentos iraquianos para a Índia aumentem em 2022, já que a HPCL irá retirar 45% mais petróleo para sua capacidade expandida de refino.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0J15F-BASEIMAGE

To Top