Economia

Alemanha pondera antecipar fim de sobretaxa em energia elétrica, em meio à alta de preços

BERLIM (Reuters) – O governo alemão pode eliminar ainda este ano uma sobretaxa nas contas de eletricidade usada para apoiar a energia sustentável, com o objetivo de aliviar o fardo do aumento do custo da energia de milhões de moradias, afirmou o co-líder dos Sociais Democratas (SPD), Lars Klingbeil, neste sábado.

Os três partidos governistas da Alemanha concordaram em seu acordo de coalizão apresentado em novembro a abolir a chamada taxa EEG sobre as contas de eletricidade a partir de 1º de janeiro de 2023.

“Agora estamos examinando se isso pode ser adiantado”, disse Klingbeil, que participava de uma reunião do SPD, partido do chanceler Olaf Scholz.

A sobretaxa foi cortada em 43% desde 1º de janeiro, mas ainda tem um custo estimado em 222 euros por habitação este ano.

Klingbeil disse que o governo tem que fazer mais para apoiar os consumidores que estão lidando com custos cada vez maiores para aquecimento e energia elétrica, e por isso o SPD estava conversando com seus parceiros de coalizão.

“Tenho certeza que veremos resultados muito rapidamente”, acrescentou.

(Por Andreas Rinke)

To Top