Brasil

Alguns serviços financeiros reabrem em Tonga e água potável é prioridade

portalmixvalegoogle

Por Kirsty Needham e Praveen Menon

(Reuters) – Tonganeses fizeram fila para serviços financeiros limitados que foram restaurados na capital da ilha do Pacífico neste sábado, com o processo de limpeza ainda em andamento após a devastadora erupção de um vulcão e um tsunami.

O governo de Tonga afirmou que água potável é a prioridade, e uma equipe de emergência nacional já havia distribuído 60 mil litros de água a moradores. Uma usina de dessalinização em um navio da Marinha da Nova Zelândia que chegou na sexta-feira, com capacidade de produzir 70 mil litros por dia, começou a extrair água do mar no porto de Tonga.

Moradores que perderam casas em ilhas periféricas quando um tsunami de até 15 metros atingiu o arquipélago no Pacífico Sul serão realocados à ilha principal, Tongatapu, por causa de escassez de água e alimentos, afirmou o gabinete do primeiro-ministro de Tonga em comunicado distribuído a autoridades tonganesas.

A precipitação vulcânica na superfície do oceano está danificando barcos e dificultando o transporte marinho entre as ilhas, e os voos domésticos foram suspensos, disse.

A precipitação de cinzas e o tsunami afetaram 84% da população, e a comunicação entre as ilhas continua sendo um “grande desafio”, com ligações limitadas por satélite e rádio, afirmou.

To Top