Internacional

Empresa francesa suspende venda de aquários redondos: “Eles deixam os peixes loucos”

Por Geert De Clercq

PARIS (Reuters) – Uma empresa líder no mercado de aquários da França decidiu parar de vender aquários redondos porque eles enlouquecem os peixes e os matam rapidamente.

A líder francesa no mercado de produtos para animais de estimação, a AgroBiothers Laboratoire, não venderá mais qualquer aquário com capacidade para menos de 15 litros, e venderá apenas os que forem retangulares, porque colocar peixes em pequenos repositórios, sem filtragem e oxigenação, é abuso de animais, disse.

“As pessoas compram um peixinho dourado para os filhos por impulso, mas se soubessem a tortura que é, não o fariam. Girar em círculos em uma aquário pequeno deixa os peixes loucos e os mata rapidamente”, disse o CEO da AgroBiothers, Matthieu Lambeaux, à Reuters.

Os peixes dourados podem viver até 30 anos e crescem a cerca de 25 cm em grandes aquários ou lagoas ao ar livre, mas, em pequenos aquários, muitas vezes morrem em semanas ou meses.

Ele disse que o peixe dourado é um animal social que precisa da companhia de outros peixes, espaço amplo e água limpa, e que ter um aquário exige um mínimo de equipamentos e conhecimento.

A França é o maior mercado da Europa para peixes vermelhos de aquário, com cerca de 2,3 milhões de peixes, disse Lambeaux.

A Alemanha e vários outros países europeus baniram aquários há muito tempo, mas a França não tem legislação sobre o assunto.

“É um anacronismo francês, por isso decidimos tomar medidas. Não podemos educar todos os nossos consumidores para explicar que manter um peixe em um aquário é cruel. Consideramos nossa responsabilidade não dar mais essa opção aos consumidores”, disse Lambeaux.

A AgroBiothers, que tem uma parcela de 27% do mercado francês de produtos para animais de estimação, vendeu cerca de 50 mil aquários por ano, a cerca de 20 euros cada, nos últimos anos.

“Há demanda por aquários, mas a realidade é que damos às crianças a possibilidade de ver o peixe dourado morrer vagarosamente”, disse.

To Top