Brasil

UE conversa com parceiros para reforçar fornecimento de gás, diz comissária de Energia

(Reuters) – A União Europeia conversa com seus parceiros sobre a possibilidade de aumentarem o fornecimento de gás para o bloco, afirmou a comissária de Energia, Kadri Simson, após uma reunião com os ministros de Energia europeus na França neste sábado.

Uma crise de fornecimento de gás na Europa, amplamente atribuída a uma escassez no fluxo de gás da Rússia, tem feito os preços subirem. Moscou nega estar manipulando o fornecimento.

Simson disse que participará de conferências no Azerbaijão e em Washington em fevereiro para discutir maneiras de aumentar as entregas de gás à Europa.

“Os níveis de armazenamento de gás na UE estão significativamente menores do que é o comum para este momento do ano”, disse a repórteres.

Os ministros que se reuniram em Amiens discutiram a incerteza no mercado causado pela crise da Ucrânia e grandes quedas em fluxos da Rússia nos últimos meses, afirmou Simson.

“Minha mensagem é que a Europa tem uma infraestrutura de gás robusta, bem diversificada e resistente e procedimentos claros de solidariedade em casos de emergência”, disse Simson.

“Mas precisamos permanecer extremamente vigilantes, melhorar nossa prontidão de risco e reforçar a solidariedade entre Estados-membros”.

(Por Sabine Siebold)

To Top