Benefícios

Confira se vale a pena pedir o adiantamento do saque-aniversário do FGTS para pagar o IPTU

Confira se vale a pena pedir o adiantamento do saque-aniversário do FGTS para pagar o IPTU Os carnês de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já começaram a chegar às casas dos contribuintes. Neste ano, com grande parte dos municípios aplicando uma correção de 10,06% — equivalente ao IPCA, a chamada inflação oficial do país, acumulada em 2021 — o valor do tributo cobrado tem surpreendido os proprietários de imóveis.

Para ajudar o leitor a se organizar, o EXTRA reuniu as informações sobre formas de pagamento, descontos, emissão das guias da capital e em municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e Serrana. Com valores altos, algumas prefeituras decidiram escalonar os descontos e oferecer abatimento progressivo, de acordo com a data que o contribuinte escolhe para quitar o imposto. Além disso, algumas adotaram até o Pix como forma de pagamento.

Para Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV), embora os descontos não sejam tão expressivos, aproveitar o abatimento pode ser uma boa opção, se o contribuinte tiver o montante disponível para o pagamento à vista:

— Esse ano todo mundo foi pego de surpresa com os aumentos do IPTU e, principalmente do IPVA, que subiu muito. Não vale a pena se envidar, pagar juros, ou retirar o dinheiro de aplicação ou mesmo da poupança.

Já Gecilda Esteves, professor do Ibmec/RJ, avalia que algumas aplicações oferecem remuneração mais vantajosa do que os descontos para antecipação do pagamento:

— O ideal é investir em uma renda fixa, com liquidez diária que pague acima de 100% do CDI. Algumas corretoras oferecem essa opção.

FGTS: saque-aniversário é uma opção

Dependendo da situação financeira do contribuinte, uma saída para não ficar em dívida com os impostos de início do ano é o adiantamento do saque-aniversário do FGTS. Pelas regras, o cotista que opta pela modalidade pode retirar um parte do saldo do Fundo de Garantia uma vez por ano, sempre no mês do seu aniversário. Mas o governo também permite que o trabalhador peça o adiantamento do saque, neste caso contratando um crédito.

— Qual é a vantagem de antecipar(o saque-aniversário)? Quando não tenho dinheiro e não quero pegar outro empréstimo. Pode compensar, mas é preciso saber que a antecipação tem o custo efetivo de mais de 2% ao mês, chegando a 25%, 26% por ano, especialmente para evitar dívidas mais caras como o cheque especial. Dependendo do mês do aniversário, ele não terá esse custo todo. Mas um aniversariante de dezembro deve fazer esses cálculos — diz Gecilda Esteves.

Veja as condições

Rio de Janeiro

Os contribuintes do Rio que não receberam guias de pagamento até hoje devem gerar o boleto no site da prefeitura (carioca.rio) ou nos postos de atendimento do IPTU. Foram postadas 1.169.650 de cobranças. Os contribuintes têm até 7 de fevereiro para pagar a cota única, com desconto de 7%, ou a primeira parcela, sem abatimento. No caso do Rio, os contribuintes que fizeram a Declaração Anual de Dados Cadastrais (DeCAD) têm desconto maior. A dedução neste caso seria de 5%, o que significaria um acumulado de 12% de desconto no final das contas do IPTU.O valor venal dos imóveis que ficarão isentos do IPTU este ano é de R$ 70.322,00 (residenciais). Eles não recebem guia.

Duque de Caxias

O pagamento poderá ser feito em cota única, com duas opções de vencimento. O contribuinte que pagar até o dia 14 de fevereiro terá 7% de desconto. Já quem optar por pagar até o dia 14 de março receberá 4% de abatimento. O IPTU 2022 poderá ser quitado também em até dez parcelas, com valores iguais e em meses consecutivos, com a primeira parcela de vencimento a ser paga em 14 de março, mas sem direito a descontos. O carnê já está sendo enviado, e é possível solicitar a segunda via no site www.iptu.duquedecaxias.rj.gov.br ou solicitar no posto da Praça Roberto Silveira, 31, no bairro 25 de Agosto.

Nova Iguaçu

O contribuinte que quitar o imposto em cota única, até 21 de fevereiro, terá desconto de 10%. A outra opção é o parcelamento em até 10 meses, sem abatimento. A primeira parcela vence em 15 de março. Estão sendo emitidos 138.269 carnês na cidade. No caso do não recebimento do carnê para pagamento dos tributos referentes ao exercício de 2022, o contribuinte deverá requerer a emissão da segunda via no site www.novaiguacu.rj.gov.br.

Para quem optar em retirar o carnê para pagamento em cota única, na Rua Doutor Athaíde Pimenta de Moraes 528, o prazo começa amanhã. Já para quem for pagar parcelado, a retirada começa no dia 7 de março.

Belford Roxo

Os carnês já foram enviados. Para o pagamento em cota única até o dia 10 de fevereiro, o desconto é de 10%, e de 5% até 10 de março. Outra opção é parcelar em até dez vezes com as parcelas vencendo no dia 10 de cada mês, mas sem desconto. Quem não receber a guia poderá obter a segunda via no site prefeituradebelfordroxo.rj.gov.br.

Queimados

As guias estarão disponíveis no site para emissão (data não definida) e seus vencimentos serão em cota única com 10 % desconto em 22 de fevereiro, ou cota única com 5 % desconto para 22 de março, e ainda cota única sem desconto em 31 de dezembro. Os pagamentos podem ser parcelados em nove vezes começando em 30 de abril 2022, até 31 de dezembro. A prefeitura diz que o cronograma de pagamento poderá ser alterado pela implantação do IPTU Geo Referenciado.

Mesquita

As guias estão sendo distribuídas, mas também podem ser acessadas pelo site https://egov.mesquita.rj.gov.br/, pelo aplicativo Colab ou por assistente virtual, disponível pelo WhatsApp (21) 99529-1297. Para pagamentos em cota única até 31 de janeiro, o desconto é de 12%. Já para cota única paga até 28 de fevereiro, há abatimento de 8%. É possível pagar parcelado, em 11 cotas, entre janeiro e novembro.

Niterói

Os contribuintes que não receberam os carnês devem acessar o site https://servicos.niteroi.rj.gov.br/. Quem optar por quitar a cota única até o dia 7 de fevereiro terá 10% de desconto. Caso estejam incluídos no benefício da Lei do Bom Pagador, o desconto chega a 14,5%. O desconto estará discriminado no carnê, na folha “Ficha de Lançamento 2022”.

São Gonçalo

Os moradores da cidade que não receberem em seu domicílio as guias de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar deverão acessar o site www.pmsg.rj.gov.br, na aba serviços, e emitir a via. Quem optar pelo pagamento do IPTU em cota única terá 5% de desconto, no período de 25 a 31 de janeiro, dependendo do final da inscrição imobiliária do domicílio. O tributo também poderá ser pago parceladamente em 12 vezes. Também haverá desconto de 5% para pagamento em cota única até o dia 25 de fevereiro.Maricá

Os moradores que não receberem o carnê até o dia 25 de janeiro poderão solicitar a emissão da segunda via pela internet. A Prefeitura de Maricá já emitiu aproximadamente 90 mil guias e o pagamento em cota única pode ser feito até o dia 24 de fevereiro, com desconto de 15% no valor total e 10% nas parcelas pagas até o vencimento. Os contribuintes vão poder pagar o IPTU em cota única até o dia 24 de fevereiro, com desconto de 15% no valor total e 10% nas parcelas pagas até o vencimento.

Petrópolis

O morador de Petrópolis que não recebeu o carnê conta com 13 polos de atendimento. O prazo para pagamento em cota única com desconto de 10% terminou no último dia 20. No posto de atendimento, também é possível retirar as guias das parcelas mensais.

Teresópolis

Os contribuintes podem emitir a guia pelo site https://teresopolis.rj.gov.br/iptu-2022. Quem não tem acesso à internet, poderá comparecer no 1º piso da Prefeitura, Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea. Para pagamento em cota única será concedido o desconto de 15% para quem pagar o IPTU até o dia 31 de janeiro de 2022, e de 10% para quem quitar até o dia 28 de fevereiro de 2022.

Saquarema

Acota única do IPTU poderá ser paga até 31 de janeiro com 20% de desconto. Quem optar por quitar os tributos em cota única no mês que vem terá desconto de 10% até 28 de fevereiro. A prefeitura também oferece a opção de parcelamento em 10 vezes sem desconto, com o primeiro vencimento no dia 31 de janeiro. Já a Taxa de Foro poderá ser parcelada em até 4 vezes, com primeiro vencimento 31 de janeiro.

São Pedro da Aldeia

Os contribuintes que pagarem em cota única têm até o dia 28 de fevereiro terão desconto de 10%. Caso percam o prazo, poderão obter 5% de abatimento no valor total, pagando até o dia 31 de março. O valor ainda pode ser parcelado em até oito vezes, sem juros com o primeiro pagamento em 10 de março e a última em 10 de outubro. Quem não recebeu o carnê deve acessar o site https://fazenda.pmspa.rj.gov.br/. Além da opção de pagar com cartão de crédito ou débito, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia oferece uma forma inovadora de quitar os boletos: o Pix.

Cabo Frio

O tributo poderá ser pago com 10% de desconto, em cota única, até o dia 31 de janeiro. O desconto será de 5% para quem quitar o IPTU até 21 de fevereiro. Outra opção é parcelar o valor em até 11 vezes, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2022, com a primeira cota a ser paga em 21 de fevereiro.

Arraial do Cabo

Quem optar pelo pagamento em cota única, garante desconto de 15%, 10% ou 5% dependendo da data do vencimento. Os prazos são, respectivamente, em 31 de janeiro, 25 de fevereiro e 31 de março. Também é possível pagar o IPTU em até dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 31 de janeiro e a última no dia 31 de outubro. Os boletos para pagamento estão disponíveis no site www.arraial.rj.gov.br ou no posto de atendimento na Avenida da Liberdade, s/n, ao lado da Câmara Municipal.

Búzios

A Prefeitura de Búzios está dando desconto de 10% para pagamento em cota única até 31 de janeiro de 2022. O contribuinte poderá dividir o IPTU em 10 vezes sem juros com o primeiro vencimento em 10 de fevereiro de 2022. As demais parcelas com vencimento nos dias e meses subsequentes. Os contribuintes poderão retirar as guias para o pagamento no atendimento da Secretaria Municipal de Finanças e Arrecadação na sede da prefeitura, nos Postos Avançados da Prefeitura (PAP Cem Braças e subprefeitura da Rasa) ou através do portal de serviços da Prefeitura: no site www.buzios.rj.gov.br.

Magé

O IPTU 2022 já está disponível no site mage.rj.gov.br. É preciso seguir as as instruções e utilizar o código do imóvel, o CPF ou o CNPJ do proprietário, e escolher o método de pagamento à vista ou parcelado. O município oferece ainda a possibilidade de pagamento com Pix. O pagamento em cota única oferece um desconto de 10% e vai até o dia 28 de fevereiro de 2022. Para quem optar pelo parcelamento, o valor mínimo da parcela é de R$100, com possibilidade de dividir em até dez vezes sem juros. O parcelamento pode ser realizado on-line ou diretamente em uma das agências de arrecadação, com documentos pessoais e do imóvel ou terreno.

Nova Friburgo

O contribuinte com os tributos em dia até 31 de dezembro e que optar por cota única, com pagamento até 10 de março, receberá 10% de desconto. Quem não está com os impostos em dia, mas mesmo assim optar por cota única, receberá 5%. Já quem optar pelo parcelamento, sem desconto, poderá dividir o valor em dez cotas e os prazos para pagamento da primeira parcela será até 10 de março, seguindo as demais mensalmente, também todo dia 10, até a última a ser paga em 10 de dezembro. Os carnês para pagamento já podem ser retirados pelos contribuintes por meio do site https://pmnf.rj.gov.br/.noticiasView/?id=1872.

Nilópolis

Os contribuintes terão 10% de desconto para o pagamento de cota única, se quitados até dia 31 de janeiro. Há ainda a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes, porém sem desconto. O município já começou a enviar os carnês pelos Correios. O site para emissão da segunda via do boleto estava fora do ar na semana passada até a última sexta-feira (dia 21).

São João de Meriti

O IPTU 2022 já está disponível para emissão para os moradores do município.A Prefeitura de São João de Meriti anunciou para este ano três formas de desconto para pagamentos à vista. Com pagamento até 31 de janeiro o desconto é de 10%. Para o contribuinte que pagar entre 1º e 28 de fevereiro, será oferecido abatimento de 8%. Já o pagamento entre 1º e 31 de março garante 6% de desconto, segundo a prefeitura. A guia pode ser emitida na sede da prefeitura que fica na Avenida Presidente Lincoln, 899, no Jardim Meriti, ou pelo site https://egov.meriti.rj.gov.br/?serv=320 – Fonte: Extra Globo

To Top