Economia

Governo alemão prevê inflação e salários ainda mais altos

BERLIM (Reuters) – O governo alemão prevê que a inflação de preços ao consumidor subirá ainda mais neste ano, contrariando projeções anteriores, o que deve levar a demandas salariais mais altas por parte dos sindicatos, informou o Ministério da Economia da Alemanha nesta quarta-feira em seu relatório econômico anual.

O governo prevê uma taxa de inflação nacional (CPI) de 3,3% para 2022, após 3,1% no ano anterior, à medida que os custos mais altos de energia e a escassez de semicondutores e outros bens intermediários continuam elevando os preços em geral, disse o ministério.

“O governo federal está monitorando de perto o desenvolvimento da taxa de inflação e os principais fatores que impulsionam os preços, especialmente aqueles ligados a mercados de energia e interrupções na cadeia de suprimentos”, disse o ministério.

Confirmando a reportagem de sexta-feira da Reuters, o governo cortou sua previsão de crescimento econômico para 2022 para 3,6%, ante projeção de 4,1% em outubro, apontando obstáculos para a economia no primeiro trimestre devido às novas restrições para conter o coronavírus.

A recuperação econômica e a inflação mais alta devem levar a “um crescimento salarial um pouco mais forte” neste ano, após os acordos salariais negociados no ano passado terem sido moderados devido à retração econômica na pandemia, acrescentou o ministério

(Reportagem de Michael Nienaber)

To Top