Economia

Ganhos evaporam e Wall St fecha em queda com cronograma de alta de juros pelo Fed

Por Stephen Culp

(Reuters) – O índice S&P 500 encerrou em baixa nesta quarta-feira, com uma queda abrupta que reverteu ganhos sólidos de mais cedo, após o banco central dos EUA divulgar seu comunicado de política monetária.

Todos os três principais índices de ações dos EUA oscilaram violentamente nos minutos finais de uma sessão que terminou com o Dow Jones se juntando ao S&P em território negativo e o Nasdaq com um ganho apenas nominal.

Os índices tiveram breve alta depois que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed deixou as taxas de juros próximas de zero. Mas esses ganhos evaporaram rapidamente quando o comunicado alertou que o Fed em breve começaria a aumentar o juro para combater a inflação persistente relacionada à cadeia de suprimentos afetada pela Covid-19.

As ações caíram para território negativo quando a sessão de perguntas e respostas com o chair do Fed, Jerome Powell, começou. Ele alertou que a inflação permanece acima da meta de longo prazo do Fed e que os problemas de oferta são maiores e mais duradouros do que se pensava anteriormente.

“Quando os repórteres perguntaram a Powell se o Fed consideraria aumentar as taxas em todas as reuniões, o que significaria mais de quatro vezes neste ano, ele não disse que não, o que indica uma flexibilidade para aumentar as taxas muito mais rapidamente (se necessário) do que qualquer um esperava”, disse Chris Zaccarelli, diretor de investimentos da Independent Advisor Alliance em Charlotte, Carolina do Norte.

O índice S&P 500 fechou em queda de 0,15%, a 4.349,93 pontos. O Dow Jones caiu 0,38%, a 34.168,09 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançou 0,02%, a 13.542,12 pontos.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0P10X-BASEIMAGE

To Top