Celebridades

Rússia irá mais longe se meu país sucumbir, diz diretor de cinema ucraniano

Por Gabriela Baczynska

KIEV (Reuters) – Um diretor de cinema ucraniano que foi preso pela Rússia depois de se opor à anexação da Crimeia por Moscou em 2014 disse nesta quarta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, causará caos e desestabilização mais a oeste se a Ucrânia cair.

A Rússia prendeu Oleg Sentsov na Crimeia, sua península nativa do Mar Negro, e o sentenciou a 20 anos em uma prisão de segurança máxima por acusações de terrorismo que ele diz ser uma vingança política.

O Ocidente exigiu sua libertação e Sentsov retornou à Ucrânia após uma troca de prisioneiros em 2019, uma das poucas trocas desse tipo em anos de impasse.

“Semear caos e desestabilização é a principal estratégia de Putin. Ele quer tornar a Ucrânia um Estado abatido”, disse Sentsov à Reuters na capital ucraniana, Kiev. “Se a Ucrânia cair, tudo isso simplesmente se moverá mais para o oeste.”

O Kremlin também apoia rebeldes separatistas pró-Rússia que lutam contra tropas do governo ucraniano na região industrial de Donbas, no leste da Ucrânia, um conflito que matou cerca de 15 mil pessoas desde 2015 e continua sem solução.

A Rússia agora alarmou o Ocidente com um acúmulo militar de mais de 100.000 soldados perto das fronteiras da Ucrânia, enquanto apresenta uma série de exigências de segurança, incluindo que Kiev nunca se junte à Otan, a aliança militar ocidental.

Sentsov pediu apoio ocidental inequívoco à Ucrânia.

“Esta é uma e a mesma guerra: Crimeia, Donbas, a nova escalada, a guerra híbrida que a Rússia está travando. Não apenas contra a Ucrânia, mas mais amplamente contra seus vizinhos, Polônia, Estados Bálticos, Moldávia, Geórgia, Cazaquistão.”

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0P12C-BASEIMAGE

To Top