Asia

Biden reafirma apoio dos EUA à Ucrânia em conversa com Zelenskiy

Biden reafirma apoio dos EUA à Ucrânia em conversa com Zelenskiy

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou, em uma ligação com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, nesta quinta-feira, a prontidão de Washington para responder de forma decisiva se a Rússia invadir a Ucrânia, informou a Casa Branca em comunicado.

Biden também disse a Zelenskiy que os EUA estão avaliando apoio macroeconômico adicional para ajudar a economia da Ucrânia em meio à pressão do aumento militar da Rússia.

Zelenskiy, por sua vez, afirmou ter tido uma longa conversa com Biden para discutir ações conjuntas em relação à diminuição das tensões com a Rússia.

Washington tem apoiado a Ucrânia em seu impasse com Moscou depois que a Rússia reuniu dezenas de milhares de soldados perto das fronteiras da Ucrânia nas últimas semanas. A Rússia nega planos de atacar o país vizinho.

“Discutimos os recentes esforços diplomáticos de desescalada e concordamos em ações conjuntas para o futuro. Agradeci ao presidente Joe Biden pela assistência militar em andamento. As possibilidades de apoio financeiro à Ucrânia também foram discutidas”, disse Zelenskiy em um tuíte.

(Reportagem de Eric Beech em Washington e Matthias Williams e Natalia Zinets em Kiev)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0Q12Z-BASEIMAGE

To Top