Capital paulista está em estado de atenção para alagamentos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Todas as regiões da capital paulista estão em estado de atenção para alagamentos no início da manhã desta sexta-feira (28). Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, uma área de instabilidade, associada com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, provoca chuva na cidade. O alerta do CGE foi emitido às 5h.

Após o forte calor em São Paulo desde o dia 16 de janeiro, a frente fria que chega nesta sexta provoca chuvas volumosas e temperaturas mais baixas durante o final de semana.

A madrugada de sexta-feira foi marcada por nuvens, chuvas isoladas e termômetros em torno dos 20°C.

A previsão para o dia é de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, principalmente entre a tarde e à noite, em função da combinação de áreas de instabilidade associadas com a chegada da frente fria ao litoral paulista. A temperatura não deve superar os 25°C.

Está previsto um grande volume de chuva, pelo menos até segunda (31), em todo o estado paulista.

O cenário preocupa a Defesa Civil, que emitiu um comunicado de alerta à população na tarde de quinta.

“Recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos”, afirma, em nota.

Em Santos, a previsão é de chuva intensa, ventos fortes, maré alta e ressaca até domingo, de acordo com a Defesa Civil da cidade. Há previsão de mar agitado, com ondas de até 2,3m na baía da cidade litorânea.