Internacional

EUA devolvem 40 imigrantes a Cuba após interceptar duas embarcações

portalmixvalegoogle

Por Brian Ellsworth

MIAMI (Reuters) – A Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou nesta sexta-feira que devolveu 40 pessoas a Cuba depois de interceptar dois navios perto da Flórida enquanto duas pessoas estavam sendo investigadas por tráfico humano.

Um número crescente de imigrantes está tentando a sorte no mar em meio a problemas econômicos nas nações caribenhas.

As embarcações foram vistas perto de Florida Keys no domingo e na terça-feira. Dois supostos contrabandistas foram transferidos para as Investigações de Segurança Interna, disse um comunicado da Guarda Costeira.

“As pessoas que entram ilegalmente nos EUA usando contrabandistas colocam suas vidas nas mãos de criminosos”, disse o comandante da Guarda Costeira, tenente Mark Cobb. “Os contrabandistas de imigrantes são criminosos implacáveis ​​que só se preocupam com o lucro.”

As sanções dos EUA e a pandemia de Covid-19, que reduziu o turismo internacional, têm prejudicado a economia de Cuba. A Guarda Costeira informou que suas tripulações barraram 690 cubanos desde 1º de outubro, em comparação com 838 nos 12 meses encerrados em 30 de setembro.

A Guarda Costeira disse na quinta-feira que estava cancelando a busca por 34 pessoas que desapareceram depois que um barco virou na costa da Flórida e que havia interceptado um veleiro que transportava 191 haitianos.

To Top