Europe

Mortes por Covid-19 na Rússia ultrapassam marca de 700 mil

MOSCOU (Reuters) – As mortes por Covid-19 na Rússia passaram da marca de 700 mil nesta sexta-feira, como mostram cálculos da Reuters com base em novos dados do serviço estatal de estatísticas Rosstat. 

O Rosstat informou nesta sexta que morreram 54.630 pessoas da Covid-19 ou de causas relacionadas em dezembro, após as mortes mensais pelo coronavírus baterem quase 90 mil em novembro e tornarem a Rússia o país com o segundo maior número de mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Isso significa que o número total de mortes da Rússia na pandemia chegou a 701.703, de acordo com cálculos da Reuters baseados em números do Rosstat no final de dezembro e em dados da força-tarefa do coronavírus em janeiro. 

A variante altamente transmissível Ômicron não afetou de maneira significativa o número de mortes na Rússia. Mas o número de infecções diárias começou a disparar em janeiro. 

A Rússia reportou 98.040 novas infecções na sexta-feira, um novo recorde pelo oitavo dia consecutivo, segundo a força-tarefa do coronavírus. 

Os cálculos da Reuters também mostraram que a Rússia registrou mais de 895 mil mortes excedentes desde o início da pandemia em abril de 2020 até o final de dezembro, quando comparada à média de mortalidade entre 2015 e 2019. 

Alguns epidemiologistas argumentam que o cálculo de mortes excedentes é a melhor maneira de avaliar o impacto real da pandemia. 

(Reportagem de Gleb Stolyarov e Maria Tsvetkova)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0R0WB-BASEIMAGE

To Top