Economy

Kremlin zomba de Johnson antes de negociações com Putin

A Rússia classificou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, como “totalmente confuso” e ridicularizou políticos britânicos por sua “estupidez e ignorância” nesta quarta-feira, lançando mais desprezo ao Ocidente depois que o presidente Vladimir Putin acusou Washington de tentar provocar guerra.

Os comentários –cáusticos mesmo para os padrões cada vez mais desafiadores de Moscou– demonstram que, pelo menos publicamente, o Kremlin não está disposto a sinalizar um acordo em um impasse com as potências ocidentais que acusam a Rússia de planejar invadir a Ucrânia.

Moscou, que reuniu mais de 100.000 soldados perto das fronteiras da Ucrânia, nega qualquer plano de invadir sua vizinha, mas diz que pode tomar medidas militares não especificadas se as exigências não forem atendidas, incluindo uma promessa da Otan de nunca admitir Kiev.

O Kremlin voltou seu fogo retórico contra Johnson, que cancelou um telefonema com Putin na segunda-feira para responder a perguntas no Parlamento sobre festas em seu escritório em Downing Street durante lockdown da Covid-19. Johnson visitou Kiev na terça-feira, onde acusou a Rússia de apontar uma arma para a cabeça da Ucrânia.

“Como vocês sabem, não anunciamos nenhuma ligação com o primeiro-ministro Johnson e não vamos anunciar mais”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Faz sentido falar com qualquer pessoa. A Rússia e o presidente Putin estão abertos a se comunicar com todos. Mesmo com alguém que esteja totalmente confuso, ele está preparado para fornecer explicações exaustivas”, acrescentou Peskov.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia foi mais longe, zombando da secretária de Relações Exteriores Liz Truss por dizer que o Reino Unido estava enviando suprimentos para seus “aliados do Báltico através do Mar Negro” –dois corpos de água que estão em lados opostos da Europa.

“Sra. Truss, seu conhecimento de história não é nada comparado ao seu conhecimento de geografia”, escreveu a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em uma postagem.

“Se alguém precisa ser salvo de alguma coisa, é o mundo, da estupidez e ignorância dos políticos britânicos.”

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI110SJ-BASEIMAGE

To Top