Economia

Petróleo sobe rumo a máximas de 7 anos com queda de estoques nos EUA

Por Julia Payne

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo subiam nesta quarta-feira em direção a máximas de sete anos atingidas na semana passada, com uma queda nos estoques de petróleo dos EUA confirmando forte demanda e oferta apertada, mas os investidores permaneciam cautelosos antes de reunião da Opep+ prevista para o final do dia.

O petróleo Brent subia 0,01 dólar, ou 0,01%, a 89,17 dólares por barril, às 8:25 (horário de Brasília).

O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,12 dólar, ou 0,14%, a 88,32 dólares por barril.

A oferta global apertada e as tensões geopolíticas na Europa Oriental e no Oriente Médio aumentaram os preços do petróleo em cerca de 15% até agora este ano. Na sexta-feira, os benchmarks de petróleo atingiram seus preços mais altos desde outubro de 2014, com o Brent atingindo 91,70 dólares e o petróleo dos EUA atingindo 88,84 dólares.

“Acho que o aumento de 400.000 barris por dia (da Opep+) está precificado, o que, a julgar pelos números recentes de conformidade, será menor do que isso devido a restrições de produção”, disse Tamas Varga, analista da PVM Oil Associates, acrescentando que o clima frio nos Estados Unidos também deve sustentar os preços.

Os estoques de petróleo dos EUA caíram 1,6 milhão de barris na semana encerrada em 28 de janeiro, contra a estimativa de analistas de um aumento de 1,5 milhão de barris, segundo fontes do mercado citando números do Instituto Americano de Petróleo na terça-feira.

Mas os estoques de gasolina subiram 5,8 milhões de barris, acima das expectativas dos analistas para um aumento de 1,6 milhão de barris.[EIA/S]

(Por Yuka Obayashi e Julia Payne)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI110H0-BASEIMAGE

To Top