Economia

Powell se tornará chefe interino do Fed enquanto aguarda decisão do Senado dos EUA

(Reuters) – Jerome Powell se tornará chair interino do Federal Reserve (Fed) no sábado, garantindo a continuidade da liderança no banco central norte-americano enquanto sua renomeação pelo presidente dos EUA, Joe Biden, aguarda decisão do Senado.

“O Conselho do Federal Reserve nomeou nesta sexta-feira Jerome H. Powell como Chair Pro Tempore, aguardando a confirmação do Senado para um segundo mandato como Chair do Conselho de Diretores”, disse o Fed em comunicado nesta sexta-feira.

“A medida, a partir de 5 de fevereiro, permite que ele continue exercendo suas funções como chair após o término de seu mandato no mesmo dia e enquanto o processo de confirmação estiver em andamento.”

Uma votação no Comitê Bancário do Senado sobre a renomeação de Powell e de quatro outros indicados ao banco central está marcada para 15 de fevereiro. O Plenário do Senado deve considerar as indicações em algum momento depois disso.

A última vez que o mandato de um líder do Fed expirou antes que o Senado confirmasse um novo período foi em 1996. Alan Greenspan atuou como chair pro tempore do Fed de 3 de março a 20 de junho.

Powell começou seu mandato de quatro anos como chefe do Fed em 5 de fevereiro de 2018. Biden anunciou sua renomeação em novembro e, em audiência em janeiro, membros republicanos e democratas do Comitê Bancário do Senado disseram que apoiariam mais um mandato seu.

Powell continua no comando da política monetária. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) separadamente o nomeou chair em sua reunião de janeiro, disse o Fed nesta sexta-feira.

(Por Ann Saphir)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI130YY-BASEIMAGE

To Top