Celebridades

“Ataque dos Cães” e “Duna” lideram corrida ao Oscar deste ano

O filme de faroeste da Netflix “Ataque dos Cães” recebeu nesta terça-feira 12 indicações ao Oscar deste ano, e lidera a lista de competidores, à frente das 10 indicações recebidas pelo filme épico de ficção científica “Duna”.

Ambos disputarão o prêmio de melhor filme com o drama “Belfast”, sobre uma família que vive em meio a um conflito na Irlanda do Norte no final dos anos 1960; o filme sobre uma comunidade surda “No Ritmo do Coração”; e “Não Olhe para Cima”, uma alegoria tragicômica sobre as mudanças climáticas.

Outros indicados a melhor filme incluem o drama japonês “Drive My Car”, “King Richard: Criando Campeãs”, sobre o pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams; o enredo de amadurecimento de “Licorice Pizza”; o suspense “O Beco do Pesadelo”; e o remake de “Amor, Sublime Amor”, de Steven Spielberg.

Jane Campion se tornou a primeira mulher a ser indicada duas vezes na categoria de melhor direção por “Ataque dos Cães”. Anteriormente, ela havia sido indicada por seu filme “O Piano”, de 1993, mas perdeu naquele ano para Spielberg, que venceu com “A Lista de Schindler”.

“Ataque dos Cães” também foi indicado nas principais categorias de atuação com as estrelas Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee e Kirsten Dunst.

Também concorrem ao prêmio de melhor atuação Nicole Kidman e Javier Bardem pelo papel do casal de comédia televisiva Lucille Ball e Desi Arnaz, em “Apresentando os Ricardos”. Will Smith foi indicado a melhor ator por “King Richard: Criando Campeãs”, junto com Andrew Garfield pelo musical biográfico “Tick, Tick … Boom!” e Denzel Washington por “A Tragédia de Macbeth”.

Kristen Stewart concorrerá a melhor atriz por sua interpretação da princesa Diana em “Spencer”. As demais indicadas nesta categoria são Jessica Chastain por “Os Olhos de Tammy Faye”, Olivia Colman por “A Filha Perdida” e Penelope Cruz por “Mães Paralelas”.

O Brasil também estará na disputa do Oscar deste ano, com Pedro Kos, codiretor do documentário da Netflix “Onde Eu Moro”, que concorre na categoria de melhor documentário de curta-metragem. Produzido com o cineasta norte-americano Jon Shenk, o filme conta a história de moradores de rua nos Estados Unidos

A cerimônia do Oscar acontece em 27 de março.

(Reportagem de Lisa Richwine)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI170UN-BASEIMAGE

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI170UJ-BASEIMAGE

To Top