Economia

Wall St fecha em alta; ações bancárias sobem com rendimentos de títulos

Por Bansari Mayur Kamdar e Noel Randewich

(Reuters) – Wall Street encerrou em firme alta nesta terça-feira, com impulso de Apple e Microsoft, enquanto um salto nos rendimentos dos títulos do governo norte-americano elevou ações de bancos antes da divulgação de um importante indicador de inflação nesta semana.

O índice S&P 500 fechou em alta de 0,84%, a 4.521,54 pontos. O Dow Jones subiu 1,06%, a 35.462,78 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançou 1,28%, a 14.194,46 pontos.

Os índices S&P 500 e Nasdaq, este com forte peso de ações de tecnologia, reverteram as perdas da primeira hora de pregão e posteriormente passaram a subir, com Amazon.com Inc em alta de 2,2% e Apple e Microsoft ambas com ganho superior a 1%.

O índice S&P 500 para o setor bancário subiu 1,9%, após a taxa do título de referência do Tesouro dos EUA subir ao nível mais alto desde novembro de 2019, com expectativas crescentes de que o banco central norte-americano (Fed) começará a apertar a política monetária.

As ações de Bank of America Corp, JPMorgan Chase & Co e Wells Fargo fecharam em alta de mais de 1%.

O índice S&P 500 do setor de energia caiu 2,1%, com investidores vendo risco de a retomada de negociações indiretas entre Estados Unidos e Irã poder reviver um acordo nuclear internacional e permitir mais exportações de petróleo do país asiático e membro da Opep.

Comentários otimistas do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre seu encontro com o mandatário russo, Vladimir Putin, sobre a crise na Ucrânia também afetaram os preços do petróleo e reduziram a ansiedade em Wall Street, disse Scott Ladner, diretor de investimentos da empresa de gestão de patrimônio Horizon Investments, com sede em Charlotte.

“O ganho de hoje (no mercado geral) provavelmente se deve a algumas das manchetes de Macron, mas também é apenas o reconhecimento do fato de que a economia está em boa forma, e provavelmente exageramos um pouco para o lado negativo”, disse Ladner.

Mesmo com a alta desta terça-feira, o S&P 500 ainda permanece em queda de cerca de 5% no ano, enquanto o Nasdaq perdeu cerca de 9%.

Os dados de preços ao consumidor dos EUA de janeiro, previstos para divulgação na quinta-feira, devem mostrar a inflação anual num pico em quatro décadas de 7,3%. Os números virão após fortes dados do mercado de trabalho dos EUA na semana passada, que aumentaram preocupações de que o Fed elevará os juros mais rapidamente do que se pensava.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1716W-BASEIMAGE

To Top