Economia

Impacto da Ômicron na economia britânico foi menos acentuado do que se temia em dezembro

A economia britânica encolheu menos do que se temia em dezembro, quando a onda de casos da variante Ômicron da Covid-19 levou muitas pessoas a trabalhar de casa e evitar as confraternizações de Natal, mas analistas alertaram que o aumento da inflação vai desacelerar a recuperação em 2022.

O Produto Interno Bruto caiu 0,2% em dezembro na comparação com novembro, registrando alta de 6,0% sobre o mesmo período do ano anterior, segundo a Agência Nacional de Estatísticas.

Economistas consultados pela Reuters projetavam recuo mensal de 0,6% e alta anual de 6,3%.

No quarto trimestre como um todo, a economia cresceu 1,0%, mesma taxa dos três meses anteriores.

“Apesar do revés de dezembro, o PIB cresceu de forma robusta no quarto trimestre como um todo com o serviço nacional de saúde, transportadoras e agências de emprego ajudando a sustentar a economia”, disse o economista da agência Darren Morgan.

O PIB de dezembro ficou em linha com o nível de fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia, enquanto a produção no quarto trimestre como um todo ficou pouco abaixo da que foi registrada no quarto trimestre de 2019, último trimestre completo antes da pandemia.

As infecções por Covid-19 saltaram na virada do ano no Reino Unido, mas desde então caíram com força, e o banco central britânico projetou na semana passada que a produção, medida em base trimestral, vai se recuperar para o tamanho pré-pandemia até o fim de março.

A produção econômica em 2021 cresceu 7,5%, ritmo mais forte da série histórica iniciada em 1948 pela agência.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1A0F2-BASEIMAGE

To Top