Asia

Hong Kong está “sobrecarregada” com recorde de infecções por Covid-19

A mais recente onda de infecções por Covid-19 “sobrecarregou” Hong Kong, disse a líder da cidade nesta segunda-feira, à medida que os casos diários aumentaram cerca de 20 vezes nas últimas duas semanas, deixando os hospitais sem leitos e com dificuldades para lidar com o surto.

Carrie Lam, chefe da administração na cidade governada pela China, divulgou uma atualização sombria para os moradores já sujeitos a restrições rígidas em reuniões sociais, depois que as autoridades de saúde relataram um recorde de 2.071 infecções na segunda-feira, com 4.500 casos positivos preliminares separados.

“O ataque da quinta onda da epidemia foi um duro golpe para Hong Kong e sobrecarregou a capacidade de tratamento da cidade”, disse Lam, acrescentando que os pacientes estão tendo que esperar mais tempo para acessar as instalações de isolamento.

“A situação é altamente indesejável e o governo se sente preocupado e triste com isso”, afirmou ela.

Conforme o número de casos aumenta, Lam disse que seu governo se coordenaria com as autoridades chinesas para lidar com a “situação agravante”.

A China disse que ajudaria a cidade com testes, tratamento e quarentena, e garantiria recursos desde kits rápidos de antígenos e equipamentos de proteção até vegetais frescos.

Apesar do aumento mais recente, as mortes no centro financeiro global permanecem muito menores do que em cidades de tamanho semelhante desde o início da pandemia há dois anos.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1D0LD-BASEIMAGE

To Top