Asia

China diz que os EUA estão exagerando ameaça russa à Ucrânia

A China acusou os Estados Unidos de “amplificar a ameaça de guerra e criar tensão”, pois o presidente dos EUA, Joe Biden, advertiu que mais de 150.000 soldados russos ainda estavam em massa perto das fronteiras da Rússia com a Ucrânia após o anúncio de Moscou de um recuo parcial.

As nações ocidentais sugeriram medidas de controle de armas e de criação de confiança para desarmar o impasse, o que os levou a alertar seus cidadãos a deixarem a Ucrânia porque um ataque poderia vir a qualquer momento. A Rússia nega ter qualquer plano de invasão.

“A desinformação e amplificações persistentes por parte de alguns países ocidentais criará turbulência e incerteza para o mundo cheio de desafios, e intensificará o sofrimento e a divisão”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Wang Wenbin aos repórteres em um briefing regular em Pequim na quarta-feira.

“Esperamos que as partes relevantes interrompam tais campanhas de desinformação e façam mais para beneficiar a paz, a confiança mútua e a cooperação.”

A China tem sido criticada por alguns líderes, incluindo o primeiro-ministro australiano Scott Morrison, por sua posição sobre a Ucrânia

“A liderança dos dois chefes de Estado, China e Rússia, sempre trabalham para desenvolver uma boa vizinhança a longo prazo e uma relação de cooperação mutuamente benéfica”, acrescentou o porta-voz.

(Reportagem de Martin Quin Pollard e Emily Chow)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1F0JO-BASEIMAGE

To Top