Asia

Coreia do Norte comemora aniversário do falecido pai de Kim sem evento militar

A Coreia do Norte comemorou o aniversário de 80 anos do falecido pai do líder Kim Jong Un com um show de música e fogos de artifício em uma cidade sagrada reformada, mas sem lançamento de mísseis ou desfile militar, informou a mídia estatal KCNA nesta quarta-feira.

Kim participou de uma reunião com militares, autoridades do governo e do Partido dos Trabalhadores que ocorreu na terça-feira em frente à estátua de Kim Jong Il na cidade de Samjiyon para celebrar o aniversário, um grande feriado chamado Dia da Estrela Brilhante na Coreia do Norte, disse a KCNA.

Chamada de “terra sagrada da revolução” pela KCNA, a cidade alpina de Samjiyon, no norte, fica perto da fronteira com a China e o Monte Paektu, a montanha sagrada onde a família de Kim reivindica suas raízes.

No entanto, era raro que a Coreia do Norte realizasse tais celebrações na região remota.

O jovem líder buscou transformar a cidade em um grande centro econômico, construindo novos apartamentos, hotéis, uma estação de esqui e instalações comerciais, culturais e médicas.

O projeto tem sido uma iniciativa fundamental para promover uma economia “autossuficiente” em meio a sanções internacionais impostas por causa dos programas nuclear e de mísseis do país, e Kim fez várias visitas divulgando-o como uma “utopia socialista” e “epítome da civilização moderna”.

(Por Hyonhee Shin; Reportagem adicional de Minwoo Park)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1F0L5-BASEIMAGE

To Top