Brasil

Anvisa aprova registro de primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira o registro do primeiro autoteste para detecção de Covid-19 para uso no Brasil.

O produto registrado é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. O órgão regulador informou que o produto é para ser usado com amostra de swab nasal não profunda com resultado após 15 minutos.

O autoteste “atendeu aos critérios técnicos definidos pela Anvisa e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS, conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem – PNE do Ministério da Saúde”, disse a Anvisa.

A Anvisa autorizou no dia 28 de janeiro a venda dos autotestes em farmácias de todo o país, no momento em que o país enfrenta uma nova onda de casos em decorrência da altamente transmissível variante Ômicron.

Na ocasião, a diretoria colegiada do órgão considerou que há segurança suficiente para liberar a comercialização da venda desses testes após receber informações complementares do Ministério da Saúde, autor do pedido de liberação.

Os autotestes já são utilizados largamente para detecção do coronavírus em países da Europa e dos Estados Unidos.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1H002-BASEIMAGE

To Top