Asia

Yellen pede que G20 apoie fundo global de prevenção de pandemias

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pediu nesta quinta-feira aos membros do G20 que apoiem a proposta de um fundo para investir na prevenção e preparação para pandemias, alertando que o fracasso em fechar as lacunas presentes nos sistemas de saúde globais pode ter custos “devastadores”.

Yellen disse a banqueiros centrais e ministros das Finanças das 20 maiores economias do mundo que o novo fundo intermediário financeiro –que seria alocado no Banco Mundial– ajudaria a canalizar os estimados 75 bilhões de dólares em investimentos necessários para reduzir as vulnerabilidades globais com relação a futuras pandemias.

“Embora o trauma humano e econômico da pandemia (de Covid-19) esteja fresco em nossas mentes, temos uma janela política para agir visando abordar as deficiências em nossa arquitetura de saúde global”, disse ela, de acordo com um texto de seus comentários preparados. “O custo de não fazer isso pode ser devastador.”

Em suas declarações, a serem proferidas de forma remota durante a reunião organizada pela Indonésia, Yellen procurou desfazer as ressalvas levantadas por alguns países do G20 sobre o fundo proposto, argumentando que isso não desviaria os fundos necessários para fortalecer a Organização Mundial da Saúde (OMS), nem criaria uma nova organização.

“Não vemos isso como uma reserva de dinheiro que fica ociosa esperando para responder à próxima pandemia”, disse ela, acrescentando que o novo fundo ajudaria a incentivar os países a investir em sistemas de vigilância e detecção de doenças para se prepararem para futuras crises.

(Reportagem de Andrea Shalal)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1G0L8-BASEIMAGE

To Top