Economy

Lavrov diz que Rússia continuará guerra na Ucrânia até “o fim”

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira que acreditava que alguns líderes estrangeiros estavam se preparando para a guerra contra a Rússia e que Moscou continuaria com sua operação militar na Ucrânia até “o fim”.

Lavrov também disse que a Rússia não tinha pensamentos sobre a guerra nuclear.

Sem oferecer nenhuma evidência para apoiar suas observações em uma entrevista à televisão estatal, uma semana depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, ele também acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, um judeu étnico, de presidir “uma sociedade onde o nazismo está florescendo”.

Ele disse que não tinha dúvidas de que uma solução para a crise na Ucrânia seria encontrada, e que uma nova rodada de conversações estava prestes a começar entre as autoridades ucranianas e russas.

Mas ele disse que o diálogo da Rússia com o Ocidente deve ser baseado no respeito mútuo, acusou a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de procurar manter a supremacia e disse que, embora a Rússia tivesse muita boa vontade, não podia deixar ninguém minar seus interesses.

Moscou não deixaria a Ucrânia manter a infraestrutura que ameaçava a Rússia, disse ele.

Moscou também não podia tolerar o que ele disse ser uma ameaça militar da Ucrânia, disse ele, acrescentando que estava convencido de que a Rússia estava certa sobre a Ucrânia.

“O pensamento nuclear está constantemente girando na cabeça dos políticos ocidentais, mas não na cabeça dos russos”, disse ele. “Eu lhes asseguro que não permitiremos nenhum tipo de provocação que nos desequilibre.”

A Rússia não se sente politicamente isolada, e a questão de como a Ucrânia vive deveria ser definida por seu povo, disse ele.

Autoridades ucranianas acusaram as forças russas de atingir áreas civis, mas Lavrov disse que as tropas russas tinham ordens estritas para usar armas de alta precisão para destruir a infraestrutura militar.

Sem oferecer nenhuma evidência, Lavrov disse que a Rússia tinha informações de que os Estados Unidos estavam preocupados com a perspectiva de perder o controle sobre o que ele descreveu como laboratórios químicos e biológicos na Ucrânia e acusou o Reino Unido de construir ali bases militares.

(Reportagem da Redação em Moscou)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI220ML-BASEIMAGE

To Top