Europe

Vaticano diz a Moscou que ataques à Ucrãnia precisam parar

O secretário de Estado do Vaticano disse ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em uma ligação telefônica nesta terça-feira, que a Santa Sé quer que os ataques armados à Ucrânia sejam interrompidos e que haja garantias de corredores humanitários.

Um comunicado do Vaticano afirmou que o cardeal Pietro Parolin também repetiu a disposição do Vaticano de “fazer qualquer coisa” para ajudar a trazer a paz.

O comunicado diz que o cardeal informou Lavrov que o papa Francisco está “profundamente preocupado” com a guerra.

Parolin pediu que “os ataques armados parem e que corredores humanitários sejam garantidos para civis e trabalhadores de resgate e que a violência das armas seja substituída por negociações”, segundo o comunicado.

Civis ucranianos começaram a deixar duas áreas sitiadas nesta terça-feira após a Rússia abrir “corredores humanitários” para eles, mas Kiev disse que as forças russas haviam bombardeado uma rota de retirada de pessoas da cidade portuária de Mariupol.

Anteriormente, em seu próprio comunicado sobre o telefonema, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Lavrov apresentou a posição de Moscou sobre o conflito na Ucrânia.

Lavrov “delineou os princípios da posição da Rússia em relação às causas e objetivos da operação militar especial sendo realizada na Ucrânia”, disse o comunicado russo.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI27113-BASEIMAGE

To Top