Economia

Política monetária do BCE tem que ser mais neutra e menos expansionista, diz Centeno

A política monetária deve buscar uma posição mais neutra e menos expansionista, mas a mudança precisa ser coordenada com as políticas orçamentárias europeias, disse Mario Centeno, membro do Conselho do Banco Central Europeu, nesta sexta-feira.

“A política monetária está mudando seu ciclo, tem de mudar seu ciclo de forma gradual e cuidadosa”, disse ele em evento em Lisboa, acrescentando que a recente decisão do BCE de conter os estímulos não mudou as perspectivas da política monetária no médio prazo.

Surpreendendo alguns investidores, o Banco Central Europeu disse na quinta-feira que encerrará suas compras de ativos no terceiro trimestre, já que a inflação crescente superou preocupações sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Centeno caracterizou a decisão como um meio para o BCE ganhar mais tempo para examinar os dados econômicos. Ele ressaltou que a política monetária deve permanecer proporcional e manter a flexibilidade de medidas que estiveram por trás de seu “enorme sucesso” no passado.

Ao mesmo tempo, “não nos conforta hoje a robustez do crescimento”, disse Centeno, já que as perspectivas apontam que “essencialmente, trimestre após trimestre, o crescimento na zona do euro será muito baixo, se não zero ou eventualmente negativo”.

(Por Sergio Gonçalves)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2A0LO-BASEIMAGE

To Top