Economia

Interrupção de importação da energia russa pode custar à Alemanha até 3% do PIB, dizem economistas

A interrupção das importações de energia russa pode custar à Alemanha até 3% de seu Produto Interno Bruto no curto prazo, mostraram estimativas da rede EconPol Europe com base em uma simulação.

“O custo de interromper as importações de energia será significativo, considerando que a pandemia de coronavírus custou cerca de 4,5% da produção econômica”, disse nesta segunda-feira Andreas Peichl, chefe do Centro Ifo para Macroeconomia e Pesquisas.

Quedas econômicas maiores e turbulências não podem ser descartas, acrescentou ele, uma vez que a força do potencial choque traz incertezas elevadas para o modelo.

Além disso, acrescentou ele, é preciso levar em conta que grandes partes da indústria ainda não se recuperaram dos efeitos da pandemia.

Petróleo e carvão podem ser substituídos por importações de outros países, mas o gás não será tão fácil, escreveram os autores.

“A Alemanha deveria reduzir sua dependência do gás russo de forma rápida e decisiva”, disse Karen Pittel, chefe do Centro Ifo para Energia, Clima e Recursos.

(Reportagem de Rene Wagner)((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2984)) REUTERS CMO

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2D0MJ-BASEIMAGE

To Top