Economia

Zona do euro apoiará postura fiscal neutra, mas flexível, em 2023 em meio a guerra na Ucrânia

Os ministros das Finanças da zona do euro devem endossar nesta segunda-feira a visão da Comissão Europeia de que a política fiscal deve passar de estimulativa a neutra em 2023, mas que as autoridades precisam estar prontas para desembolsar mais dinheiro caso a guerra na Ucrânia o faça necessário.

Os ministros das Finanças dos 19 países que compartilham o euro se reúnem nesta segunda-feira para discutir sua posição fiscal no ano que vem, à medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia aumenta a incerteza e os riscos para o crescimento econômico da UE, que ainda está se recuperando após a pandemia.

A Comissão Europeia recomendou em 2 de março que os governos da UE mudem para uma postura fiscal neutra em 2023, partindo de uma postura de apoio agora, mas fiquem prontos para se adaptar rapidamente caso a crise na Ucrânia produza novos desafios para o resto da Europa.

“Há boas razões para estarmos otimistas sobre a resiliência de nossas economias, mas estamos em uma situação em que a incerteza é muito alta e os riscos negativos aumentaram, então percebemos que precisamos estar prontos para atualizar nossas premissas e ajustar nossas políticas conforme necessário”, disse uma autoridade da zona do euro envolvida na preparação das negociações.

Os ministros da zona do euro não discutirão sanções impostas à Rússia, porque farão isso com seus colegas da UE fora da zona do euro na terça-feira.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2D0LC-BASEIMAGE

To Top