Agro

Brasil recebe sinal de maior oferta de potássio do Canadá, diz ministério

A Canpotex, que exporta o potássio das duas principais mineradoras do Canadá, informou à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que pretende aumentar o volume de vendas ao Brasil para além das atuais 4 milhões de toneladas por ano, de acordo com nota divulgada nesta terça-feira pelo ministério.

A ministra está no Canadá, visando garantir maior oferta ao Brasil, maior importador global de fertilizantes. A missão ocorre em meio à guerra na Ucrânia e a sanções econômicas contra produtores importantes, como Belarus e Rússia, grande exportadores de potássio e outros insumos aos brasileiros.

“Seguimos conversando com diversos fornecedores para que o nosso agro continue garantindo a segurança alimentar para o Brasil e o mundo”, afirmou a ministra, segundo comunicado da pasta.

De acordo com o comunicado, Tereza Cristina também se reuniu com os presidentes das empresas Brasil Potash, Gensource, Nutrien e Fertilizer Canada, além do vice-ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson.

Nos encontros, a ministra falou sobre a importância do potássio para a produção de alimentos no Brasil, que importa cerca de 95% do total consumido dessa matéria-prima.

“Para que o Brasil continue aumentando sua oferta de alimentos e contribuir para a segurança alimentar mundial, precisaremos de suprimentos adequados desse insumo”, disse a ministra.

Além da manutenção e expansão do comércio de fertilizantes, a ministra convidou as empresas a estudarem investir em projetos no Brasil, que lançou na semana passada um plano nacional de fertilizantes, com o objetivo de reduzir a dependência externa de 85% para 45%, até 2050.

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% do total.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2E0LA-BASEIMAGE

To Top