Últimas Notícias

Vestibulandos fazem prova única da Uerj, neste domingo, para ingresso ainda em 2022

E não foram só essas as mudança na vida dos vestibulandos por conta da Covid.

— Foi muito difícil me preparar pois na Educação a Distância tem muitos problemas além da distância efetivamente, como questões de logística e de acesso e conexão da internet — conta o estudante de escola pública Isaías Machado, de 18 anos, aguardando para entrar na sua sala de prova, no campus Maracanã da própria Uerj.

Isaías tenta uma vaga na graduação de Ciência da Computação. Ao todo, são 45.360 concorrentes a 5.736 vagas em 64 cursos de graduação nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. A jovem Ana Luiza Barbosa, de 20 anos, sonha em ter que se mudar, devido à aprovação na Uerj. Atualmente, ela mora em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas veio sexta-feira para o Rio para fazer o exame. Há quatro anos tentando uma vaga no curso de Medicina, ela compara como era a rotina de estudos antes e depois da chegad ado coronavírus ao Brasil.

— Eu tinha uma rotina mais regrada antes, estudava no cursinho. Agora o curso é online e estudar em casa é muito diferente. Não moro sozinha. Moro com meus avós, então é normal ter interrupções. Tem distrações também. Minha concentração diminuiu, meu ritmo de estudos caiu. Foi muito difícil a adaptação. Além disso, a situação da pandemia mesmo foi muito estressante. Talvez, se tudo isso não tivesse acontecido, eu já tivesse passado no vestibular — diz.

Estudante de escola particular, Guilherme Mello, de 18 anos, já tinha voltado a ter aulas presenciais em 2021. Mas, na prática, o ano letivo acabou sendo híbrido.

— Um aluno pegava Covid e a gente ficava em casa por duas semanas. Então as aulas presenciais foram interrompidas mais de 10 vezes. E no formato online, a gente tem menos contato com os professores, é mais difícil prestar atenção — alerta o jovem, que disputa por uma vaga em Engenharia Civil, e afirma estar calmo para a prova: — Moro na Tijuca, saí de casa às 7h30, cheguei aqui 7h50 e já tinha fila para entrar.Agora eu estou calmo. O que tinha para ser feito foi feito. Estudei.

A prova aplicada terá 60 questões relacionadas às seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa / Literatura, Matemática e Química. O conteúdo cobrado inclui também a leitura dos livros “Uma Janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, e “Sonetos”, de Luís de Camões.

A Uerj pratica a reserva de vagas para: estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas (20%); estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino (20%);e pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço(5%).

To Top